Cinco equipes representarão o Brasil na Final Mundial da Aramco STEM Racing 2025

Participantes de mais de 30 diferentes nações que enfrentarão em Singapura entre 27 de setembro e 02 de outubro.

O Brasil será orgulhosamente representado por 5 excepcionais equipes de estudantes na Final Mundial da Aramco STEM Racing 2025, que acontecerá em setembro na Ilha de Sentosa, Singapura, juntamente com o Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1.

As equipes Alpha Scuderia (SESI SENAI, Criciúma/SC), Team Gear One (SESI SENAI CIVIT, Serra/ES), Team Hyoku (SESI SENAI, Linhares/ES), Team Sirius (Instituto Federal, Curitiba/PR) e Team Synergy (Bilingual Academy FourC, Bauru/SP) se juntarão a um impressionante grid de jovens talentos em STEM, todos competindo pela honra e orgulho de seu país ao serem coroados Campeões Mundiais da Aramco STEM Racing 2025.

Alpha Scuderia (SESI SENAI, Criciúma/SC), Team Gear One (SESI SENAI CIVIT, Serra/ES), Team Hyoku (SESI SENAI, Linhares/ES) foram classificados pela final nacional brasileira SESI

Esses talentosos estudantes competirão contra mais de 80 equipes de mais de 30 países em uma mostra global de inovação, engenharia e trabalho em equipe. O evento reúne mais de 900 participantes – incluindo estudantes, professores, imprensa, jurados e organizadores – para uma celebração inesquecível da educação em STEM e da colaboração internacional.

Team Sirius (Instituto Federal, Curitiba/PR) e Team Synergy (Bilingual Academy FourC, Bauru/SP) são os representantes datemporada 2024/2025 entre as escolas públicas e privadas da competição

Chegar à Final Mundial tem sido uma jornada que as equipes percorrem há pelo menos um ano e, em muitos casos, dois ou três anos. Seu trabalho árduo e paixão pelo desafio da competição já lhes renderam sucesso em seus países de origem e no próximo mês, as equipes brasileiras disputarão com outros vencedores nacionais.

Waldemar Arnold Battaglia, Coordenador Nacional de STEM Racing do Brasil, comenta sobre a viagem a Singapura com as equipes: “Estamos orgulhosos de termos cinco equipes formidáveis do Brasil representando os estados de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e São Paulo este ano. Cada uma trabalhou incansavelmente para chegar ao topo de suas competições nacionais e agora continuam sua jornada no STEM Racing em Singapura, onde competirão no cenário global. Enfrentarão algumas das mentes jovens mais brilhantes de sua geração, tendo fortes concorrentes ao título de Campeões Mundiais, mas tenho plena confiança de que cada membro da equipe dará o seu melhor, e isso é tudo o que alguém poderia desejar”.

“Esta competição não se limita a projetar e construir um carro de F1. Trata-se de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a experiência do mundo empresarial, através da criação de uma escuderia de F1 como se fosse um startup, passando por todas as fases da criação à gestão voltada ao sucesso e, no caso brasileiro, tendo vivência prática do conceito de cidadania criando seu próprio Projeto Social”, finalizou Battaglia sobre a competição.

Neste caminho os alunos aprendem a trabalhar em equipe, buscar conhecimentos, aprimorar o senso de iniciativa e criar projetos incríveis. Na final Mundial além de conhecerem colegas do mundo inteiro que compartilham seus sonhos, farão novas amizades, vivenciando culturas diferentes e aprendendo a importância de se prepararem para os desafios da vida. É uma oportunidade que criará não apenas campeões, mas memórias e conexões duradouras que permanecerão com eles por muitos anos

A STEM Racing, anteriormente conhecida como F1 in Schools, desafia os alunos a criarem sua própria equipe de Fórmula 1 e a projetar, construir, testar e pilotar o carro de Fórmula 1 em miniatura mais rápido do futuro; um modelo em escala de 15 cm construído a partir do bloco de modelismo STEM Racing e movido por um cilindro de gás comprimido. Na Final Mundial, cada equipe leva um box de exposição, seus carros e portfólios de seus trabalhos em gerenciamento de projetos, empreendimento, engenharia, design e pesquisa, e faz uma apresentação verbal para os juízes. Os carros correm em uma pista de 20 metros, percorrendo a distância em cerca de um segundo.

Andrew Denford, fundador e presidente da STEM Racing, afirma sobre a próxima Final Mundial da Aramco STEM Racing: “Esta será a nossa 20ª Final Mundial e a quinta vez que sediamos o evento em Singapura, por isso sabemos que temos um local de classe mundial e uma ótima semana pela frente. Sei o quanto os alunos estão se esforçando na reta final antes do evento, mas posso garantir a todos que toda a pressão e os desafios que tiveram que superar valerão a pena pela experiência que terão em Singapura. Esta experiência não apenas testará suas habilidades, mas também criará memórias para a vida toda, construirá amizades e, potencialmente, abrirá portas para futuras carreiras em engenharia, design e automobilismo”, finalizou.

O evento acontece de 27 de setembro a 2 de outubro no Resort Worlds Sentosa, com quatro dias de competição intensa e uma cerimônia de premiação brilhante, culminando em um evento especial, cortesia da Fórmula 1 e do Grande Prêmio de Singapura: um passeio pelos bastidores dos boxes e a oportunidade de vivenciar o fim de semana do Grande Prêmio de Singapura – uma recompensa única pelo seu trabalho árduo e dedicação.

A Final Mundial da Aramco STEM Racing 2025 conta com o apoio orgulhoso do patrocinador principal, Aramco, e de parceiros importantes, incluindo Denford, Autodesk, Ansys, Grande Prêmio de Cingapura, DHL, Fundação Educacional do Instituto de Gerenciamento de Projetos, Mitutoyo, Engenharia Mecânica da UCL, Conselho de Turismo de Cingapura e FIA.


Sobre STEM RACING

STEM Racing, anteriormente conhecida como F1 in Schools, é uma empresa social sem fins lucrativos que visa promover o aprendizado de disciplinas STEM. A competição global permite que alunos de 12 a 19 anos participem de um desafio multidisciplinar, no qual devem usar software CAD profissional para projetar, analisar, fabricar, testar e competir em miniaturas de carros de F1 movidos a ar. Muitos alunos desenvolveram carreiras frutíferas em equipes de F1, baseadas em seu sucesso na F1 in Schools.

No Brasil a entidade sem fins lucrativos especializada em projetos educacionais, a Projetando o Futuro é responsável pela STEM Racing Brazil trabalhando com as categorias Primary Class, primeiro degrau destinada a jovens de 9 à 12 anos, Development Class, o passo seguinte para jovens a partir de 11 anos e o Professional Class para jovens do Ensino Médio, esse o principal projeto STEM Racing.

Para mais informações, acesse nosso site em https://stemracingbrazil.com.br

Rolar para cima