Delegação brasileira foi destaque durante a Final Mundial 2025 em Singapura.
A 20ª edição da Final Mundial Aramco STEM Racing, projeto de educação STEM apoiado pela Fórmula 1, terminou na manhã dessa quarta-feira (01) na Ilha de Sentosa, Singapura, palco da GP de Singapura da maior categoria do automobilismo mundial que acontecerá nessa final de semana (03, 04 e 05/10).
Esse ano 83 equipes de diferentes 33 nacionalidades com estudantes de 12 à 19 anos participaram da competição que encerra oficialmente a temporada 2024/2025; o Brasil viajou representado por uma delegação de 5 equipes: Alpha Scuderia (SESI SENAI, Criciúma/SC), Team Gear One (SESI SENAI, Serra/ES), Team Hyoku (SESI SENAI, Linhares/ES), Team Sirius (Instituto Federal, Curitiba/PR) e Team Synergy (FourC Bilingual Academy, Bauru/SP), tendo a maior delegação da competição.









Diversas áreas são exploradas, como marketing, empreendedorismo, projeto social e engenharia, tudo baseado no universo da competição onde os times criam suas equipes para projetar e construir protótipos de carros de Fórmula 1 em miniatura, utilizando princípios das disciplinas STEM. Esse carro com aproximadamente 20cm e pesando 48 gramas vai para uma pista de 20 metros impulsionado por um cilindro de 8g de CO2 atingindo velocidades superiores a 70km/h.
Um dos pontos altos é a competição de pista, onde todos os carros são disparados e os 32 mais rápidos são selecionados para uma competição mata-mata (knockout como é chamado no Mundial). Esse ano todos os carros brasileiros foram classificados para essa etapa, onde ainda João Pedro Albino, engenheiro de manufatura e piloto da equipe Alpha responsável pelo menor tempo de reação dessa edição, com apenas 0s044 a partir de quanto as luzes do semáforo de largada apagam até apertar o botão que lança dos carros.
Na chave 1 a equipe Synergy avançou para as quartas de finais, quando foi eliminada, assim como Alpha e Hyoku; a única equipe que caiu ainda na fase das chaves foi a paranaense Sirius. Os capixabas da Gear One foram até a semifinal, quando também foram eliminados. Nessa etapa a equipe mexicana Tonaltech conquistou a vitória ao superar as equipes Blue Wolves (Alemanha), Hermes Racing (Emirados Árabes Unidos) e Layang (Malásia).
Nas competições por categoria, o Brasil venceu em portifólio de empreendedorismo (ENTERPRISE PORTFOLIO) com a equipe capixaba Hyoku, que superou os escoceses da Vega Racing by ASAM e os americanos da Team Sw1ft.
Os catarinenses da Alpha Scuderia foram indicados em 3 categorias: Escrutínio FIA, Aplicação em Gerenciamento de Projetos e Pit Display, levando para Criciúma o último que determina o melhor stand da competição, onde as equipes apresentam suas marcas com base nos boxes da Fórmula 1.
Na tabela de classificação final, a Alpha Scuderia terminou na 5ª colocação geral, enquanto o Team Hyoku fechou sua participação em 7º lugar. Em sua primeira participação em uma final mundial, a Synergy ficou em 27º lugar, enquanto Team Gear One foi o 33º colocado e a Sirius Scuderia fechou sua participação em 53º lugar. A equipe campeã da temporada foi a Lunar da Austrália, seguida pela Blue Wolves da Alemanha e SBA Unity Racing do Reino Unido.
Os alunos Pietra Perrone Palhano (Gear One) e Arthur Lucachaki Takaki (Sirius) ainda participaram o processo para ingressarem a academia de engenharia da equipe Williams de F1.
Agora os times se preparam para visitar nessa quinta-feira (02) a pista que sediará o GP de Singapura, antes de retornarem ao Brasil.
Para assistir a gravação da cerimônia de premiação, acesse https://www.youtube.com/live/2EILB7Cyb5s?si=UpfOoCBlYZfx89Gf
Confira os nomes e funções dos alunos que participaram da edição 2025 da Final Mundial da STEM Racing:
Alpha Scuderia (Criciúma/SC)
Sofia Scarsi – Gestora de Projetos
Sofia Coelho – Engenheira Chefe
João Pedro Albino – Engenheiro de Manufatura
Mariana Rabelo – Gerente de Empreendimento
Team Gear One (Serra/ES)
Pietra Perrone Palhano – Líder e Gestora
Gustavo Leão – Engenheiro 3d
Gabriel Monteiro – Engenheiro de manufatura
Caroline Bahiense – Social mídia
Maria Clara Dias – Analista de marketing
Laura Olinda Porto – Designer
Team Hyoku (Linhares/ES)
Lara Passos – Midia Director
Pietra Sophia Rossi – Marketing Director
Julia Viqui – Leader
Sofia Echer – Project Management
Samuel Bonfante- Aerodinamic Engineering
Vinicius Sampaio – Modelling and Manufacturing Engineering
Team Sirius (Curitiba/PR)
Tiago Chaves Fagundes – Marketing & Empreendimento
Gabriel Henrique Vernizze Dalke – Team leader & Empreendimento
Arthur Lucachaki Takaki – Engenheiro de Design
Nicolas Meguro Bezerra – Engenheiro de Manufatura
Anthony Giorgio Giacomozzi – Engenheiro de Simulações
Fernanda Glouber Marcon – Gestora
Team Synergy (Bauru/SP)
Giovanna Trecenti – Líder de Equipe
Diego Brustello – Engenheiro Chefe
João Vitor Pugliesi – Engenheiro de P&D
Manuela Rorato – Gerente de Marketing
Gabriel Gonçalves – Gerente Financeiro
Théo Stevanato – Gerente de Negócios
Sobre STEM RACING
STEM Racing, anteriormente conhecida como F1 in Schools, é uma empresa social sem fins lucrativos que visa promover o aprendizado de disciplinas STEM. A competição global permite que alunos de 12 a 19 anos participem de um desafio multidisciplinar, no qual devem usar software CAD profissional para projetar, analisar, fabricar, testar e competir em miniaturas de carros de F1 movidos a ar. Muitos alunos desenvolveram carreiras frutíferas em equipes de F1, baseadas em seu sucesso na F1 in Schools.
No Brasil a entidade sem fins lucrativos especializada em projetos educacionais, a Projetando o Futuro é responsável pela STEM Racing Brazil trabalhando com as categorias Primary Class, primeiro degrau destinada a jovens de 9 à 12 anos, Development Class, o passo seguinte para jovens a partir de 11 anos e o Professional Class para jovens do Ensino Médio, esse o principal projeto STEM Racing.
Para mais informações, acesse nosso site em https://stemracingbrazil.com.br